segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Natal: Quando o Homem quer ou Deixa


Mas um natal se avizinha e com ele e com ele chega, a procura de presente, o enfeitar das árvores, as ruas tornam-se alegres, parece tudo perfeito. Há pessoas que gastam rio de dinheiro, para comprar presente até para aquele primo afastado que nunca lembram se passou fome, durante ano e se andou mal vestido. O Natal não deveria ser um pouco todos os dias? À todos aqueles que sofrem diariamente os maus tratos impostos pelos homens, não deveria existir um Natal a estas pessoas?
Natal é uma festa que os cristãos festejam à 25 de Dezembro, mas parece que para muitos cristãos o festejarem, o Homem tem que deixar. Pois, mesmo neste dia, onde as pessoas acham que poderia ter um pouco de paz, os Homens simplesmente nega-os isto.
A uma outra questão importante e que muitos deveriam pensar e analisar, embora muitos já o façam.
Em vez de gastarem tanto dinheiro para um dia só, com presentes caríssimos, não poderiam juntar um grupo de conhecidos e fazer coisas diferente neste dia que chamam de Natal?
Coisas diferentes, ajudar os mais desfavorecidos a ter um consoada digna de um ser humano, ajudar as crianças acreditarem que o Pai Natal ainda existe, pois em cada um de nós deveria existir um espírito de Pai Natal. Há pessoas que nada têm, se contentam com pouco, e uma refeição quente e uma manta é tudo que muitos precisam neste dia.
O Natal não deveria ser um dia só por ano, deveria existir muitos Natal, por este mundo fora. Que todas as crianças tivessem o direito de viver este dia.Que muitos tenham uma atitude diferente neste Natal e contribuam, que possam existir mais pessoas felizes neste dia, já que o Natal só é um dia por anos. Um data que deveria ser todos dias ou ao menos quando o Homem deixasse.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um Exemplo de Força e Coragem



Há pessoas que nascem para vencer na vida e outras que apenas param no tempo. Quando as pessoas têm a capacidade de encarar a vida com optimismo, contrariando as adversidades, buscando em cada dificuldade uma oportunidade para vencer, estas pessoas deveriam ser sempre felizes.
Mas a vida é assim e não podemos mudar o que nos está pré-destinado, nada nem ninguém poderá mudar. Por isso digo que não há chuva que caia que lave aquilo que nos vai acontecer, pois o que tiver que ser, será, mais cedo ou mais tarde.
Conheci a ano e meio, mais ou menos uma senhora que vou chamar de "Maria". Maria é uma destas pessoas que nos transmite força e vontade de vencer. Ela é batalhadora, ama a família acima de tudo e todos. Por ser mais sensível, ela sempre foi e continua sendo um exemplo para mim durante estes meses de convivência, embora morando em países diferentes. Se ela não me visse online, telefonava-me imediatamente para saber como estou, como andava a minha vida, enfim, coisas de género.
Fui surpreendida um dia por ela de uma maneira que me deitou abaixo. Com palavras simples disse-me sem muitos rodeios que sofria de um cancro nos pulmões e que já estava ao meio dos tratamentos, mas que se sentia bastante debilitada.
Foi um grande choque para mim, mas inevitavelmente passei a admirar-la, a sua força e vontade de viver. Passado alguns meses ela estava "boa" . Que alegria para os familiares, os amigos, para mim, senti-me imensamente feliz.
Nas minhas crises depressivas, muitas vezes busquei força nela, para dar volta por cima. Recordava a sua força, tudo aquilo que ela passou e mesmo sim, estar sempre alegre como se fosse a pessoa neste mundo que não tivesse nenhum tipo de problema. Perguntava a mim mesma porque sou tão reservada, metida comigo e geralmente estou apenas comigo mesma, quando tenho uma amiga que viveu momentos difíceis, mas que continua alegre, enfim feliz.
Na semana passada, recebi dela uma péssima noticia: o maldito cancro alastrou-se por outros órgãos do corpo e como ela está muito fraca, não se pode fazer mas sessões de quimioterapia e sendo assim resta-lhe poucos meses de vida.
Mesmo assim a Maria tem encontrado forças para fazer as coisas que ela planeou antes de partir. Ajudou uma amiga a vencer uma batalha que já tinha sido derrotada várias vezes.
Mas admiro a calma que ela comunicou-me que estava quase e partida deste mundo. Fez-lo como se estivesse a dizer-me que ia a esquina beber um café. Ela disse-me que não tinha medo de morrer pois estava cansada, física e psicologicamente.
Disse-me também que o único receio e que a entristece é o facto de deixar o marido sem nenhuma companheira que o ame e cuide dele como ela amou durante os anos de casada. Que seja uma 2ª mãe para os filhos. É o que a faz sofrer neste momento. E ainda acrescenta" tenho tanta pena de não poder ter tido a oportunidade conhecer-te pessoalmente Elsa". Não aguentei e comecei a chorar. Chorar por tudo, pela vida injusta, pela vontade dela de vencer ter sido em vão, pois a Maria está a morrer e mesmo assim, não deixa de se preocupar em encontrar uma esposa para o marido, pois diz que não terá paz se ele ficar só. No meio desta dor tão enorme ela só pensa em deixar tudo organizado e assegurar que o marido e os filhos continuem a serem amados. E a Maria é ainda uma mulher jovem, ainda não tem 38 anos.
O amor que ela sente pelo marido é de uma grandeza extrema. muitas pessoas nesta situação, tornariam egoístas e insuportáveis, merecedora de pena e dó. Mas de ti Maria, sinto um orgulho e um carinho imenso. Tenho o prazer de ter podido dividir contigo coisas boas e más. E faço das tuas as minhas palavras "Tenho imensa pena de não ter a oportunidade de conhecer-te pessoalmente".
Fico sem palavras para dizer o que sinto neste momento, mas como enquanto há vida, há esperança, vou acreditar até ao último momento, talvez eu esteja a espera de um milagre. És uma lutadora e deverias ver os resultados das tuas lutas, mas eu acredito em Deus e sei que Ele não se esqueceu de ti e da tua força e coragem.
Não quero prometer-te nada com receio de de não cumprir. Quero fazer algo por ti, que será uma espécie de homenagem, por isso deixei aqui no meu cantinho, parte da tua história, a grande mulher que és, um ser humano magnífico.
Maria, quero apenas dizer-te o seguinte: viva.Viva intensamente, faz tudo que te der vontade, só quero que vivas apenas, o hoje que amanhã logo se vê. Tu viverás para sempre em mim, e isto é um facto que nem o tempo ousará apagar. E podes acreditar que um dia havemos de nos encontrar, onde quer que seja. Que a tua força e coragem não te abandone nunca Maria.

domingo, 21 de novembro de 2010

Em Minha Defesa



Quero com este artigo retratar um pouco daquilo que sou e penso. Ao longo da minha vida toda, sempre tentei ser a mais honesta possível e em tudo que fiz e faço uso a sinceridade e o respeito e admiração pelas pessoas que me são queridas como um instrumento. Não quero com isto dizer, que sou uma pessoa que não erra, que não tenha defeitos. Como poderia eu dizer tal coisa se sou apenas um ser humano e carrego comigo as maldades que são características naturais do ser humano? O que faço é explorar o meu lado bom mais profundamente e agir o melhor possível. Não quer dizer que este agir bem possível seja a melhor maneira de agradar à todos. Mas isto seria impossível, nunca por mais que eu vivesse poderia agradar à todos de mesma maneira. Agora o que é certo é que não poderei deixar de ser a pessoa que sou para que tenha mais amigos. Não poderei deixar que outros vivam a minha vida e que eu seja um mero espectador, sem direito uma palavra. Eu tenho vontade própria, tenho meus sentimentos, as coisas que gosto e não gosto. Seria muita hipocrisia da minha parte fingir que tudo está bem comigo quando estou triste, ou fingir que estou triste quando estou irradiar de felicidade. Aos meus amigos, nunca os prometi que seria bondade em pessoa, mas sempre os disse que poderiam contar comigo para o que der e vier, que estaria sempre do lado deles, mesmo não gostando das suas atitudes. Quem me conhece bem, nunca porá a minha confiança e lealdade em causa. Antes quero ser a prejudicada, que os trair. Muitas vezes que digo para mim mesma,que aquilo que os outros pensam sobre mim é-me indiferente, que não sou responsável pelo pensamento dos outros e não sou, mas a verdade é que estou extremamente magoada.
O respeito e o carinho que tenho pelos meus "amigos" não fazem de mim uma idiota. Cada um é livre para pensar o que bem entender, e isto é um facto, mas este pensar o que bem entender, não dar o direito de menosprezar o outro e usar a fraqueza das pessoas contra elas.
Pela minha maneira humilde de estar na vida e por ter escolhido ser sincera, juntado o facto de ser uma pessoa bastante sensível, faz-me sofrer imensamente com tudo que passa a minha volta mas para meu bem e a minha sobrevivência, terei que tornar-me numa pessoa dura e se calhar ser um pouco mais, entrando no jogo das pessoas.
Para terminar quero dizer que por mais que me deitam abaixo tentando denegrir a minha imagem, jamais conseguirão fazer-me desistir das minhas convicções, naquilo que realmente acredito. E por mais que pensam ao contrário, sempre serei honesta, sincera e leal, para bem ou para o mal e isto cabe a cada um aceitar ou não, afinal sou a única pessoa que posso falar em minha defesa.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quando existe o amor, a idade faz diferença?



Amor é um sentimento nobre, especial, sublime que envolve duas pessoas ou mais, dependendo do tipo de relação. Mas falando do relacionamento entre um homem e uma mulher ou duas pessoas do mesmo sexo onde existe amor verdadeiro, capaz de ultrapassar tudo, vencer todas as barreiras imagináveis, olhar para o mundo como só existisses os dois, este tipo de amor, forte e verdadeiro a idade faz a diferença?
As pessoas quando se apaixonam não olham para idade, sexo, a cor da pele, diferença sociais, etc, ou pelos menos deveria ser assim.
Tem havido muito preconceito em relação a diferença de idade acentuada entre os casais, mas a sociedade critica mais quando é uma mulher mais velha que se apaixona por um homem bem mais novo. Mas já é tempo das pessoas mentalizarem-se que o amor não tem idade, ultrapassa fronteiras, move as montanhas, amor é capaz de tudo. É bem mais fácil a sociedade aceitar um homem que se apaixona por uma mocinha que uma mulher fazer o mesmo. A idade de cada um é aquela que está na sua cabeça, o amor é aquele que está no coração. E quando se ama, usa-se o coração e não há cabeça. Tem-se que entender que o importante no amor, é o respeito mútuo, o prazer de um usufruir da companhia do outro, que a idade no amor é apenas um número. Se o amor é lindo e dá um colorido especial à vida, porque destruir um relacionamento por algo como diferença de números?
Há pessoas que não gostam de se relacionar amorosamente com pessoas de idades superiores ou inferiores acentuada e este é um critério que deve ser respeitado, mas que também não critiquem quem se apaixonou por alguém mais velho ou mais novo. É claro e seria absurdo não admitir que existe sempre vantagem e desvantagem quando se namora com alguém mais novo(a) ou mais velho(a). Das duas partes, pode se ganhar maturidade, sentir-se protegido (a), um pode descobrir o mundo do outro e sentir como é bom ter alguém mais velho do nosso lado, embora nem sempre a idade seja sinónimo de maturidade. Também pode se perder por causa dos ciúmes, dos comentários maldoso, de ter que abrir mãos por vezes das coisas que gostamos em prol da saúde emocional e estabilidade da relação, mas isto é risco que se pode correr, mesmo estando com alguém da mesma idade. O êxito de uma relação não depende da idade mas sim do amor, da cumplicidade, do carinho e o respeito. Para as pessoas que estejam a sofrer na pela o preconceito por se terem apaixonado por alguém que não seja da sua idade ou aproximadamente, que em nome do AMOR, não desistam, que enfrentem todos, que faço do seu caso um exemplo para os menos fortes e que no fim o amor vença, pois onde existe amor a idade não faz diferença.
Este artigo é dedicado especialmente para dois amigos e que vocês não desistam do vosso amor e que não tenha receio de assumir aquilo que vos une.