sábado, 25 de dezembro de 2010

Ela continua Sendo Assim


Hoje estive a conversar com ela. Foi uma conversa dura, dolorosa e custou-me imenso escutar-la. Tive que parar várias vezes para chorar e poder continuar. Sempre soube que Natal não era uma boa data para a mesma. Ela me disse que se ausentou por dois dias de casa e foi para longe. O objectivo era passar o Natal sozinha, mas o imenso amor que sente pelos filhos fez com que ela pegasse a camioneta e voltasse para casa, cansada e desesperada. Pois esta viagem apesar de curta, teve consequências devastadoras na sua vida e ela não esperava com mais este dissabor e senti-me culpada pois incentivei-a a realizar tal viagem.
Eu continuo escrevendo o que me conta porque ela assim o quer e pelo grande amor que sinto por ela, pois isto acaba com as minhas estruturas emocionais. Peço que não reparem, pois estarei escrevendo conforme ela se vai se lembrado dos factos e me contando. Sem um seguimento...mas é assim que ela quer.
Gostaria tanto que ela fosse feliz. Cada dia eu a vejo a descer um pouco mais ao fundo do poço. Dou-lhe as minhas mãos e não sei quanto tempo poderei a manter à tona. Ela contou-me algo que está dilacerando meu coração. Ela vive desconfiando das pessoas, pois não quer magoar nem ser magoada. Mas ela foi extremamente magoada, por alguém que ela depositou toda a sua confiança. Mas que amor, ela sentia uma amizade sem medida por esta pessoa. E quando ela descobriu que afinal não existia amizade, que era tudo coisa da cabeça dela, o pequeno mundo dela desabou.E o que mais me incomoda é que ela me disse que sempre foi sincera e única coisa que pediu em troca, foi amizade. E eu acredito nela, pois ela é a pessoa mais honesta que tive o prazer de conhecer e de ser amiga.
Ela é apenas uma sombra de mulher. Ela esconde a beleza interior porque as pessoas não acreditam nela e a beleza exterior, pois se sente horrível.
Acho que nunca vou conseguir passar para aqui, neste blog o tamanho do sofrimento dela.
Meu Deus, dê uma chance a ela, para que possa ver os filhos crescerem, para que ela viva um grande e novo amor, que ela não perca a fé no ser humano. Ela merece isto pela pessoa sensacional que julgo que seja, embora tenha defeito e virtudes como todos nós e também cometa erros, mas ela quando erra reconhece e desculpa-se e pedir desculpa é um acto de coragem, pois poucos podem dizer que o façam sem problemas. Dizem que as desculpas evitam-se, mas errar é humano e antes reconhecer um erro e desculpar-se que achar-se sempre certo e dono da verdade, pois se reparamos bem não somos Deus, não nos cabe a nós julgar os outros segundo o nosso padrão de vida.
Ela fez-me lembrar agora de quando éramos jovens e ela desistiu do namorado que tanto gostava, pois amiga também o queria e ela não quis disputar-lo e simplesmente saiu da cena. Lembro-me bem disto. Foi um acto nobre da parte dela, mas ela sofreu e acho que foi a partir desta data que ela aprendeu a desistir em prol da felicidade daqueles que ela ama.
Gostaria de contar com vossa ajuda, pois acho que já não sei lidar com a situação e tenho estado a falhar como amiga que sou e com a outra parte do meu eu a qual me revejo muitas vezes. Dou-lhe meus ombros, meus ouvidos, as minhas mãos, mas será que ela precisa apenas disto? Não haverá mais nada que eu possa fazer?
Quando ela olha para mim, com aqueles olhos castanhos sei bem o que ela está me dizendo: " Elsa, não estou suportando mais esta dor, este sofrimento" Pego-a nas mãos e digo-lhe para ter calma, que tudo vai mudar, que um dia, se houver amanhã, ela será feliz por merecer. Eu bem imagino o que ela está a fazer neste momento. Deitada no sofá, com seu pc e navegando sem rumo neste mundo virtual, onde ela escolheu para viver, para fugir a realidade, mas onde ela continua sendo magoada dia após dias, pois é sincera demais para viver neste mundo, onde quase todos dizem ser o que não são.
Escrever isto cansou-me mais que possam imaginar....eu sei que voltarei para falar-vos dela e espero sinceramente que seja por bom motivo...que finalmente ela esteja sorrindo quando vier ter comigo, mas por agora ela continua sendo assim.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Ela é Assim



Conheço-a há anos. Crescemos juntas, posso até dizer que ela é outra parte do meu eu. Podemos não ser as melhores amigas deste mundo, mas temos uma pela outra um carinho enorme e respeito mútuo.
Quando éramos miúdas eu comecei aprender a conhecer e respeitar esta menina de poucas palavras, poucos amigos, humilde, mas de convicções fortes e vincadas, que amava a mãe e tinha um carinho especial pelo pai. Ela sempre viveu uma batalha interna dura por amar demasiadamente o pai, embora também amasse a mãe. E este sentimento de culpa posso assegurar-vos que ela carrega até aos dias de hoje.
vocês poderão perguntar porque estou a escrever sobre a minha amiga, a outra parte do meu eu, como carinhosamente digo. Mas foi ela que me pediu que o fizesses, só ela poderia expor os seus medos, a sua alegria, aquilo que ela foi e aquilo que ela é hoje. Acho que partilhar parte destas coisas com vocês a faz tornar mais leve, se calhar bem lá no fundo, esta seja a forma que ela encontrou para pedir ajuda. Porque sinceramente acho que ela precisa de ajuda, de muitos que disseram ser amigos e que hoje decidiram abandonar-la. Ela sempre foi amiga a extremo, ela dá tudo que tem e não tem, e isto não é de hoje, mas sim de tempos que ainda éramos miúdas.
Acho que ela sempre foi uma sofredora, sempre deixou que os problemas dos outros a marcassem e neste momento sinto que ela está desistindo de tudo e todos. Ela tem receio do mundo real, deixou os amigos com a qual cresceu, pessoas que ela conheceu, amizades que fez mesmo já adulta e passou a viver no seu mundo virtual. Ela quando vira-se para mim e diz que o amigo tal.....já sei que é um amigo virtual, pois ela não lida, não convive com pessoas reais.
Ela tem conversando comigo, horas, talvez eu seja mesmo a única pessoa real que ela mantém uma amizade, que ela se abre, chora e diz o que lhe vai na alma. Quando penso no sofrimento dela, choro, pois consigo entender-la como se fosse a mim mesma. Ela cresceu, decidiu viver sua vida muito cedo, construir sua própria família, pois apesar de amar seu pai demasiadamente e ele ter sido fantástico com ela e os irmãos, ela reconhece que a maneira que ele tratou a mãe não foi a melhor, coleccionando amantes, enfim, ela tem a dimensão do sofrimento da mãe e hoje e depois de tantos anos, ela decidiu que prefere acabar sozinha a ter que tornar numa esposa submissa. Quem não sabe o que vai dentro dela jamais a entenderá, mas como a entendo, meu Deus.
Ela também viveu uns anos felizes, pelos menos tentou ser a maneira dela. Mas em alguma parte do tempo, ela começou a reviver a infância e para não sofrer mais ela vive no seu mundo, mas o sofrimento é uma constante. eu pessoalmente sei que ela precisa de ajuda, ajuda médica especializada. Nesta época natalícia é a que mais acaba com ela emocionalmente, mas ela faz de tripas o coração e apesar de todo que está mexendo com ela, todos os dias ela está lutando para o bem estar material da família, pois amor....não acredito, pois ela está seca por dentro. Ela ama os filhos naturalmente, deseja que o pai dos filhos dela seja feliz, mas ela quer viver assim, sozinha, se castigando e punindo de algo que não sei bem o porquê. Já a disse que ela é apenas um ser humano, com direito a errar e acertar, arrepender, com virtudes e defeitos, que nada faz diferença se ela morrer aos poucos, mas ela diz-me sempre que esta é a vida que ela escolheu, a de sofrimento e não faz sentido ser feliz.
Hoje ela me disse que parasse por aqui, mas que voltaria a dizer-me quando escrever mais um pouco. Não poderei prosseguir pois Ela é Assim....

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aprendi que Nada Dura Para Sempre




Há coisas que aprendemos, quando já estamos envolvidos emocionalmente e que faz com que a dor seja muito maior. Mas infelizmente, nem por a dor ser imensa é que deixamos de sofrer e muitas vezes e que dói muito mais é quando perdemos nossas amizades ou outras coisas por injustiça e má fé dos Homens.
Mas tudo isto faz parte da vida: amar, sofrer, a felicidade.....estes componentes todos fazem parte do nosso dia-a-dia.
Existem coisas que magoam imenso, quando de uma maneira notamos que estamos a ser prejudicados por causa da nossa ingenuidade, sinceridade, humildade, etc, tomam-nos por seres fracos.
As vezes o que nos mantém de pé e nos dá alento para continuar a caminhar é que por mais que não gostemos, cada um é aquilo que é, uns com mais ou menos virtudes que outros e marcando assim a diferença.
Sofrer decepções e ver pessoas a quem confiamos cegamente, sem questionar sequer como esta pessoa é, o que a move, é uma dor imensa, que só quem passa por ela sabe o que é. Inúmeras vezes ouvi pessoas a dizer: não ligues isto, não sofras por aquilo, pois ninguém quer saber se estás mal ou não e se te abaixas demais, vão pisar-te, mas eu sempre disse que não quero ser assim. Quero ser a mulher sensível que sou, que sofro com a dor e sofrimento dos outros. que choro quando meus amigos me viram às costas, que adoeço quando meu melhor amigo me diz que se está afastando de mim. Quero ser esta mulher que ama amplamente e sem receios, sem a necessidade de ser correspondida e não vergonha de assumir que foi rejeitada, pois o amor é um sentimento nobre e não envergonha a quem o carrega. Queria muito que entendesses que nunca te faria mal, que nunca te prejudicaria nem involuntariamente pois tenho consciência daquilo que é importante para ti e o que te faz feliz e sendo assim jamais destruiria isto e pensei que me conhecias o suficiente para por em causas estas qualidades da minha parte.
Felizmente no meu coração não tem lugar para mágoas nem rancores. Tomei a tua amizade como certa, confiava em ti de olhos fechados e sempre acreditei que havia coisas que nunca mudariam. Os amores vão e vêm, mas uma amizade verdadeira perdura e ultrapassa tudo. Infelizmente tu quebrastes esta crença em mim. Agora tenho a convicção e aprendi à duras penas que nada dura para sempre.