domingo, 22 de agosto de 2010

A Virtualidade e as suas consequências


Este tema parece ser bastante comum e existem mesmo pessoas que nem sequer dão importância a coisas virtuais porque dizem que não é nada real. Por vezes também concordo com isso, mas nem sempre é tão fácil separar o real do virtual como parece.
Embora o virtual seja ou pareça ser o que não é real, posso assegurar-vos de que por muitas vezes tem o mesmo efeito.
Já vi imensas amizades começaram de uma maneira virtual, primeiro no breve "Olá" e com o andar de tempo, ir-se aprofundado em algo mais até que se tornou numa grande relação de amizade ou mesmo num relacionamento amoroso bem real.
Ao longo dos tempos que comecei a usar a internet como ferramenta não só de trabalho, mas também para fazer amigos, posso assegurar-vos que fiz imensas amizades por este mundo a fora. Fiz amizades virtuais em quatro cantos do mundo, umas boas outras nem por isto, mas isto acontece na vida real também.
Mas tenho um amigo virtual que possivelmente nossa amizade será sempre ser assim, mas não troco por nenhuma amizade real. Ele escuta-me, aconselha-me sem me deitar abaixo, respeita-me por aquilo que sou e melhor ainda, quando eu precisar sei que posso sempre contar com ele. Sei que lês os meus artigos amigo, o meu carinho e o meu respeito por ti é como se esta amizade fosse real. Um dia, ainda dedico-te o melhor artigo que alguém poderia escrever sobre ti.
Bem falando de consequências, posso assegurar-vos com toda certeza de que muitas vezes a Virtualidade faz estragos bem piores que a vida real. Já conheci pessoas (virtualmente falando) que só posso definir-los como bons actores e que fariam inveja a muitos grandes actores de Hollywood. Pessoas que inventaram uma vida, que omitiram parte daquilo que realmente são e que acabaram por magoar profundamente outras pessoas.
É claro que temos que ter cuidado, ouvimos inúmeras vezes imensas histórias de pessoas que já foram enganadas, sequestradas, burladas por causa do mundo virtual. A verdade é que na vida real também isto acontece. Agora não podemos negar que as consequências destes traumas virtuais não têm importância, por serem meramente coisas não reais. Magoam, ferem, deita-nos abaixo tanto quanto o mundo real, digam o que disserem.
Mas na verdade estes dois mundos, o Virtual e o Real estão interligados cada vez mais e por mais que eu tente evitar não consigo deixar de ser feliz e infeliz com esta lugar Virtual que nos consome a vida de tal maneira, fazendo-nos criar meras ilusões dentro da nossa cabeça.

2 comentários:

febolpe@hotmail.com disse...

Elsa, este artigo merece muito respeito, elogio a dona pela transparência e a seridade na escrita.betinho

Nani Alegre disse...

Olá Betinho

Obrigada pela Força. Saiba que respeito muito a tua opinião. Novo artigo já publicado e espero merecer uma critica.
Com carinho