sexta-feira, 16 de julho de 2010

Depressão - A doença do Silêncio


Conheço ainda em dias de hoje, muitas pessoas que não sabem o que é a depressão e muitos vão mais longe ao dizerem que a depressão é mania de quem nada tem a pensar.
Pois estão enganados, pois a Depressão é uma doença grave, silenciosa, que mexe com o foro psicológico da pessoa e causa à morte como outra doença qualquer.
A Depressão pode ter várias causas tais como: perda do ente querido, situação económica-financeiro desfavorável, situação amorosa e não só.
Actualmente, tem vindo a crescer o número de doentes com depressão em todo mundo o que começa a ser uma preocupação para a OMS, pois isto mexe com o desenvolvimento sócio-económico de qualquer País.
A depressão leva até ao suicido como a causa mais grave, se não for tratada a tempo, ou uma incapacidade mental e física do funcionamento do nosso corpo.
Uma pessoa depressiva, sente-se incapaz de lidar com coisas mais básicas, o seu pensamento constante é isolar-se de tudo e todos. Quanto mais só estiver, sentem-se que é aquilo que merecem, pois se sentem culpados por tudo de mal que lhes acontece a si e aos outros.
O pior de tudo, é que nem sequer as vezes nos damos conta de quem estar ao nosso redor, está sofrendo da depressão, até que o mesmo cometa um acto inesperado, impensável, fora do normal.
Por isso, ao notarmos estes sintomas, tais como as que a mencionei anteriormente e mais algumas que irei mencionar, a atitude correcta a ser tomada é procurar ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra. Os sintomas como o afastamento dos amigos e não só, falta de vontade para fazer o que quer que seja, a desistência da vida ou de lutar por ela, o cansaço sem explicação aparente, a enorme vontade de estar só, a vontade chorar, o receio de falhar, enfim.
Por tudo isto, acho que que os amigos, os familiares, o companheiro, tem um papel fundamental para ajudar um doente ultrapassar esta fase. Não é obrigando a pessoa doente a sair de casa, a fazer aquilo que achamos melhor, é que que estaremos a ajudar. A ajuda passa pela compreensão, pela ajuda especializada enfim. Podem imaginar, o que é alguém que gosta de viver, divertir, rir, e de repente tudo disto fazer sentido? Escrevo este artigo como se fosse para mim mesma. Escrevo com conhecimento de causa. Sofri e sofro na pele aquilo que chamo a doença silenciosa, mergulhei até ao fundo de poço neste momento ainda tento sair. Muitas coisas deixaram de fazer sentido, mas estou a repreender a viver e hoje sei quando chega ao momento de ser forte e muitas vezes ser forte, é ter a coragem para pedir ajuda. Não abandonem estas pessoas a sua própria sorte, pois afinal de contas sofrer de depressão é estar doente silenciosamente.

Sem comentários: