domingo, 23 de janeiro de 2011

Quando Não Existe Confiança


A confiança é algo que ganha-se, não se compra, não se vende, é algo natural que surge entre as pessoas, depois de analisarem o carácter e a maneira de ser das outras pessoas. Não é fácil acertar se a pessoa merece ou não a nossa confiança, mas parte-se de principio que quando as pessoas são bons amigos, deveria existir uma certa confiança de ambas as partes que, pois quando existe só confiança de uma parte, a amizade, o amor, a relação patronal, etc, qualquer que seja o tipo de relação que une as pessoas envolvidas começa por criar um clima um tanto quanto hostil.
É claro que seria embaraçoso para alguém, saber que depositou toda a sua confiança em determina pessoa e foi traída. Mas também é muito triste termos a certeza da nossa sinceridade, agindo sempre honestamente e descobrir que desconfiam de nós e tudo que acontece de errado a primeira suspeita recaí sobre nós.
Quando isto acontece ou nunca existiu na realidade a confiança ou em algum momento falhamos e nem sequer apercebemos e deixamos de merecer a confiança desta pessoa ou pessoas.
Estou sempre a citar o mesmo, que as pessoas como ser humanos que somos, não estamos isentos de cometer erros, que desde a nascença temos o dom de ser portadores de virtudes e defeitos, que nós é que temos que ter a sensibilidade de poder moldar os nossos defeitos fazendo o menos uso destas partes negativas que carregamos como fardos e usar a parte linda que é a virtude fazendo o bem, sendo o melhor possível, embora ache que aquilo que muitas vezes é defeito para uns é virtude para outros e como humanos e sabendo de princípio que não podemos agradar a todos, só nos resta agir de acordo com a nossa consciência, mas dentro dos padrões aceitáveis pela sociedade, pois uma consciência tranquila é o melhor travesseiro que podemos ter para uma noite de sono descansada.
sou sempre de opinião, que uma boa conversa, resolve quase todos os problemas e muitas vezes algo que poderia ter-se resolvido conversando atinge proporções gigantescas transformando em verdadeiras bolas de neves, de um lado para outro, caindo em todas as direcções por não se tem o dom de saber a raiz da questão antes de disparar para todos lados ou simplesmente afastar e isolar o (a) outro(a) por achar que assim é o melhor que se pode fazer.
Até no amor, quando não existe amizade, o amor acaba por morrer, pois não tem alicerces para aguentar as contradições próprias de duas pessoas com feitios iguais ou diferentes que decidem manter uma relação. Sendo assim a amizade move quase tudo nesta vida e uma amizade sem confiança é o mesmo que nada. Não é meu amigo uma pessoa a quem não confie e que não confia em mim.
Um dia disse-te que a nossa amizade iria ser posto à prova. Não porque queríamos, mas por curso normal da vida, que tínhamos que ter capacidade de gerir estes conflitos mesquinhos pois a amizade vence todas as intempéries, só não imaginei que não tinhas a capacidade de ver em mim, alguém sincera e honesta, que acima de todo amor que te dedicou um dia era e continua a ser uma verdadeira amiga. Mas se não podes ver isto, não serei eu a abrir-te os olhos. Um dia, tu por ti mesmo irás ver o quão injusto as vezes tornas e por ser tua amiga não vou dizer que espera não ser tarde demais.
Afinal, quando não existe confiança, não existe nada.

Sem comentários: