segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um Exemplo de Força e Coragem



Há pessoas que nascem para vencer na vida e outras que apenas param no tempo. Quando as pessoas têm a capacidade de encarar a vida com optimismo, contrariando as adversidades, buscando em cada dificuldade uma oportunidade para vencer, estas pessoas deveriam ser sempre felizes.
Mas a vida é assim e não podemos mudar o que nos está pré-destinado, nada nem ninguém poderá mudar. Por isso digo que não há chuva que caia que lave aquilo que nos vai acontecer, pois o que tiver que ser, será, mais cedo ou mais tarde.
Conheci a ano e meio, mais ou menos uma senhora que vou chamar de "Maria". Maria é uma destas pessoas que nos transmite força e vontade de vencer. Ela é batalhadora, ama a família acima de tudo e todos. Por ser mais sensível, ela sempre foi e continua sendo um exemplo para mim durante estes meses de convivência, embora morando em países diferentes. Se ela não me visse online, telefonava-me imediatamente para saber como estou, como andava a minha vida, enfim, coisas de género.
Fui surpreendida um dia por ela de uma maneira que me deitou abaixo. Com palavras simples disse-me sem muitos rodeios que sofria de um cancro nos pulmões e que já estava ao meio dos tratamentos, mas que se sentia bastante debilitada.
Foi um grande choque para mim, mas inevitavelmente passei a admirar-la, a sua força e vontade de viver. Passado alguns meses ela estava "boa" . Que alegria para os familiares, os amigos, para mim, senti-me imensamente feliz.
Nas minhas crises depressivas, muitas vezes busquei força nela, para dar volta por cima. Recordava a sua força, tudo aquilo que ela passou e mesmo sim, estar sempre alegre como se fosse a pessoa neste mundo que não tivesse nenhum tipo de problema. Perguntava a mim mesma porque sou tão reservada, metida comigo e geralmente estou apenas comigo mesma, quando tenho uma amiga que viveu momentos difíceis, mas que continua alegre, enfim feliz.
Na semana passada, recebi dela uma péssima noticia: o maldito cancro alastrou-se por outros órgãos do corpo e como ela está muito fraca, não se pode fazer mas sessões de quimioterapia e sendo assim resta-lhe poucos meses de vida.
Mesmo assim a Maria tem encontrado forças para fazer as coisas que ela planeou antes de partir. Ajudou uma amiga a vencer uma batalha que já tinha sido derrotada várias vezes.
Mas admiro a calma que ela comunicou-me que estava quase e partida deste mundo. Fez-lo como se estivesse a dizer-me que ia a esquina beber um café. Ela disse-me que não tinha medo de morrer pois estava cansada, física e psicologicamente.
Disse-me também que o único receio e que a entristece é o facto de deixar o marido sem nenhuma companheira que o ame e cuide dele como ela amou durante os anos de casada. Que seja uma 2ª mãe para os filhos. É o que a faz sofrer neste momento. E ainda acrescenta" tenho tanta pena de não poder ter tido a oportunidade conhecer-te pessoalmente Elsa". Não aguentei e comecei a chorar. Chorar por tudo, pela vida injusta, pela vontade dela de vencer ter sido em vão, pois a Maria está a morrer e mesmo assim, não deixa de se preocupar em encontrar uma esposa para o marido, pois diz que não terá paz se ele ficar só. No meio desta dor tão enorme ela só pensa em deixar tudo organizado e assegurar que o marido e os filhos continuem a serem amados. E a Maria é ainda uma mulher jovem, ainda não tem 38 anos.
O amor que ela sente pelo marido é de uma grandeza extrema. muitas pessoas nesta situação, tornariam egoístas e insuportáveis, merecedora de pena e dó. Mas de ti Maria, sinto um orgulho e um carinho imenso. Tenho o prazer de ter podido dividir contigo coisas boas e más. E faço das tuas as minhas palavras "Tenho imensa pena de não ter a oportunidade de conhecer-te pessoalmente".
Fico sem palavras para dizer o que sinto neste momento, mas como enquanto há vida, há esperança, vou acreditar até ao último momento, talvez eu esteja a espera de um milagre. És uma lutadora e deverias ver os resultados das tuas lutas, mas eu acredito em Deus e sei que Ele não se esqueceu de ti e da tua força e coragem.
Não quero prometer-te nada com receio de de não cumprir. Quero fazer algo por ti, que será uma espécie de homenagem, por isso deixei aqui no meu cantinho, parte da tua história, a grande mulher que és, um ser humano magnífico.
Maria, quero apenas dizer-te o seguinte: viva.Viva intensamente, faz tudo que te der vontade, só quero que vivas apenas, o hoje que amanhã logo se vê. Tu viverás para sempre em mim, e isto é um facto que nem o tempo ousará apagar. E podes acreditar que um dia havemos de nos encontrar, onde quer que seja. Que a tua força e coragem não te abandone nunca Maria.

5 comentários:

Anónimo disse...

e lindo mana sera k mereço isso tudo

Nani Alegre disse...

Tu mereces o melhor, é uma pena que a vida as vezes nos prega estas partidas. Beijinhos e Força

Liberto Fernandes (revenger) disse...

"A vida é a unica peça de teatro que não permite ensaios..por isso AMA...RI...CHORA e VIVE intensamente antes que a cortina desça e a peça termine sem aplausos".....queria deixar um abraço para a "Maria"..força no resto da tua viagem e obrigado por nos dares força pra lutar tambem..

Anónimo disse...

chorei é verdade ao ler a historia da Maria, mas acredita que a Maria vai para um lugar melhor do que este pois se é verdade que a Maria tem alegria de viver e é caridosa e ama a familia pois a sua viajem para o outro mundo serà nao mais de que despestar feliz onde receberà o bàlsamo Divino e nao mais sofrerà as maleitas do corpo. Clàudio Reis (mete-nojo)

cristiano reis disse...

é verdade chorei ao ler a historia da maria mas nao desesperes pois se é verdade que ela era caridosa, tinha alegria de viver e amava a familia a viajem dela para o outro mundo nao mais serà do que um feliz despertar para a vida eterna onde receberà o bàlsamo Divinal e nao mais sofrerà das maleitas do corpo Elsa crê em Deus e se acreditas tens que acreditar na Sua perfeiçao e na Sua justiça . Clàudio Reis (mete-nojo)